Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

13º Encontro ; Gênero e tipos textuais.

Em nossa sociedade , as pessoas usam a lingua para alcançar objetivos culturalmente motivados , o que ocorre por meio dos diferentes gêneros. O gênero constitui, dessa forma, portanto, um processo social orientado para um objetivo. Adotar ogênero como ponto de partida para o estudo de produçaõ textual significa focar o significado social da interação a partir de seus objetivos , o que nos leva a selecionar, inclusive, as escolhas léxico-gramaticais. Esses aspectos fazem com que determinado texto tenha uma estrutura caracteristica.
Segundo Marcushi(2008), já é consenso que o trabalho com os gêneros no ensino de lingua é relevante, de modo particular em relação á produção textual. A metodologia , com base nos gêneros, permite desenvolver um trabalho de produção textual com materiais que efetivamente circulam socialmente , como cartazes, folders, bulas, contratos, regimenteos, entre outros. Daí por que os PCN enfatizam a necessidade de se utilizar na escola os mais diferentes gêneros textuais, porque eles estão presentes em nossas vidas e cumpresm diveras funções, tais como: divertir, anunciar, comunicar, persuadir, solicitar, instruir, informar, narrar, relatar, divulgar, documentar, anunciar, entre outras. Assim, histórias em quadrinhos, propagandas, bilhetes, cartas, poemas, artigos, contratos,memorandos, oficios, horóscopo , receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conferência e tantos outros materiais escritos e falados ocupam espaço privilegiado na sociedade e, por isso, precisam ser trabalhados na escola.
  • Adotar o gênero como ponto de partida significa focar no significado social da interação.
  • Em cada texto, o gênero determina as escolhas téxico-gramaticais e a sua estrutura organizacional.
  • O contexto de cultura constitui o pano de fundo no qual as interaçãos são inseridas.
  • As pessoas usam a língua para alcançar objetivos culturalmente motivados, o que ocorre por meio dos diferentes gêneros.

Tipos Textuais.

Ao se observar as caracteristicas que distinguem um gênero de outro, percebemos que há elementos textuais que organizam e sustentam sua composição. Para cada gênero textual, há uma construção específica, de acordo com:

  • A Intencionalidade do autor: o que o autor deste texto pretende?
  • Informatividade do texto:que tipo de informação ele deseja transmitir?
  • Receptor do texto: estas informações se destinam a que e a quem?

Enquanto os gêneros textuais , segundo Marcuschi(2008), são os textos que encontramos em nossa vida diária com composições funcionais e ojetivos enunciativos, os tipos textuais referem-se ao modo como o texto está escrito, sua estrutura composicional(aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais , relações lógicas, estilo). Há cinco tipos de textos. Diferente dos gêneros, os tipos textuais apresentam um conjunto limitado de categorias e sem tendência a aumentar.

O Narrativo, no qual predomina a seqüência de ações, cronologicamente estruturadas. Geralmente vem com verbos no passado e advérbios temporais.

O Descritivo, se caracteriza por construir uma seqüênciade qualidades ou propriedades de alguém , de um lugar, de um objeto, etc. a partir de um ponto de vista. Utilizam-se verbos de estado.

O Expositivo tem como tema a exposição de idéias e fenômenos. Esse tipo textual se caracteriza por enunciados de identificação e ligaçao, com predominância de verbos no presente. É um tipo textual muito empregado para explicar relaç~^oes entre processos ou acontecimentos, por isso muito comum nos livros didáticos.

Nenhum comentário: