- Adotar o gênero como ponto de partida significa focar no significado social da interação.
- Em cada texto, o gênero determina as escolhas téxico-gramaticais e a sua estrutura organizacional.
- O contexto de cultura constitui o pano de fundo no qual as interaçãos são inseridas.
- As pessoas usam a língua para alcançar objetivos culturalmente motivados, o que ocorre por meio dos diferentes gêneros.
Tipos Textuais.
Ao se observar as caracteristicas que distinguem um gênero de outro, percebemos que há elementos textuais que organizam e sustentam sua composição. Para cada gênero textual, há uma construção específica, de acordo com:
- A Intencionalidade do autor: o que o autor deste texto pretende?
- Informatividade do texto:que tipo de informação ele deseja transmitir?
- Receptor do texto: estas informações se destinam a que e a quem?
Enquanto os gêneros textuais , segundo Marcuschi(2008), são os textos que encontramos em nossa vida diária com composições funcionais e ojetivos enunciativos, os tipos textuais referem-se ao modo como o texto está escrito, sua estrutura composicional(aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais , relações lógicas, estilo). Há cinco tipos de textos. Diferente dos gêneros, os tipos textuais apresentam um conjunto limitado de categorias e sem tendência a aumentar.
O Narrativo, no qual predomina a seqüência de ações, cronologicamente estruturadas. Geralmente vem com verbos no passado e advérbios temporais.
O Descritivo, se caracteriza por construir uma seqüênciade qualidades ou propriedades de alguém , de um lugar, de um objeto, etc. a partir de um ponto de vista. Utilizam-se verbos de estado.
O Expositivo tem como tema a exposição de idéias e fenômenos. Esse tipo textual se caracteriza por enunciados de identificação e ligaçao, com predominância de verbos no presente. É um tipo textual muito empregado para explicar relaç~^oes entre processos ou acontecimentos, por isso muito comum nos livros didáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário